GT Abrapcorp 5

Cómo se fortalecen las alianzas multisectoriales con comunicación y relaciones públicas comprometidas con el desarrollo [Artigo em PDF]

Ana María Suárez Monsalve
Universidad de Medellín

Resumo : Este trabajo presenta a la comunidad académica e investigativa algunos resultados de la investigación “Alianzas multisectoriales basadas en estrategias de comunicación, un estudio de caso en el Valle de Aburrá, Colombia”, realizada por los investigadores PhD Juan Carlos Molleda, PhD Belio Martínez Jr y Mg Ana María Suárez Monsalve, en el proyecto cofinanciado entre la Universidad de Medellín y la Universidad de Florida, 2008-2009. El análisis se centra en el uso de la estrategia de comunicación y de relaciones públicas como proceso para construir alianzas multisectoriales. Pretende explicar el papel de la comunicación y las relaciones públicas para generar vínculos entre organizaciones representativas de tres sectores: organizaciones comunitarias, empresa privada y estado. También, que la creación de las alianzas multisectoriales requiere de estrategias de comunicación que recojan los acuerdos previos en discursos informativos, persuasivos y argumentativos, los consolide en una identidad visual y en procesos de comunicación que fortalezcan las relaciones y posibilite la confianza.


Palavras-chave: Alianzas multisectoriales, comunicación participativa, desarrollo


Fundamentos e tendências da comunicação organizacional e das relações públicas no terceiro setor [Artigo em PDF]

Cicilia M. Krohling Peruzzo
Universidade Metodista de São Paulo (UMESP)

Resumo : Este texto discute a comunicação no terceiro setor, uma vez apropriada por movimentos sociais e organizações civis sem fins lucrativos no seu processo de mobilização e relacionamento público. O objetivo é identificar tendências e compreender suas especificidades quando realizadas na perspectiva da transformação social e no exercício da cidadania. O estudo é de base teórico-conceitual a partir de pesquisa bibliográfica e de análise de práticas alternativas de comunicação.


Palavras-chave: Comunicação Organizacional; Relações Públicas Comunitárias; Movimentos Sociais; Terceiro Setor; Cidadania.


A comunicação da responsabilidade social em sites de organizações privadas [Artigo em PDF]

Maria Ivete Trevisan Fossá, Fabiane Sgorla
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Resumo : Por carregarem consigo questões humanistas, solidárias e ambientais, geralmente valorizadas pelo público, as informações referentes à responsabilidade social configuram, hoje, como informações constantes nos processos de comunicação organizacional acionados nas mídias de variados tipos de organizações. Este artigo, por sua vez, traz os resultados de uma pesquisa empírica que buscou verificar a presença de informações referentes à responsabilidade social em um grupo de trinta e oito (38) sites de organizações privadas ligadas ao setor calçadista e com sede no Estado do Rio Grande do Sul. Logo, constatou-se que a responsabilidade social aparece em 43% dos sites organizacionais investigados.


Palavras-chave: comunicação organizacional; sites organizacionais; responsabilidade social


A Dimensão ético-política das relações públicas e sua práxis comunitária: uma análise ontológico-propositiva [Artigo em PDF]

Regina Célia Escudero César
Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Resumo : Este artigo apresenta o projeto de pesquisa de doutoramento em andamento na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, que se desenvolverá numa perspectiva de análise ontológica-propositiva sobre a teoria das Relações Públicas sob a dimensão ético-política. Busca-se compreender os elementos formativos desta profissão, seu marco teórico e conceitual, problematizando sua práxis comunitária dentro de uma visão societária e de emancipação da cidadania. A comunidade selecionada como campo empírico de análise é a do Jardim União da Vitória, município de Londrina-PR


Palavras-chave: Relações públicas comunitárias; teoria das relações públicas; público; coletivo; cidadania


Empresas responsáveis e comunidades cidadãs [Artigo em PDF]

Walderes Brito
Universidade Federal de Goiás (UFG)

Resumo : A comunicação entre empresa e comunidade pode ser um instrumento instituinte de cidadania e de fortalecimento da responsabilidade social de uma organização econômica. As possibilidades e limites deste processo é o tema deste estudo que toma como referência o relacionamento da Petrobras com a população de um bairro margeado por oleodutos. Lideranças da comunidade foram ouvidas através de entrevistas em profundidade e grupos focais, tendo-se captado sinais de respeito da empresa ao direito da comunidade à informação. Por outro lado, a pesquisa apontou que faltam evidências da contribuição da empresa para o desenvolvimento sustentável da comunidade que, por sua vez, ainda é frágil quanto ao associativismo crítico que a capacitaria a exigir, das estruturas sistêmicas, condutas pautadas pela moralidade pública.


Palavras-chave: Cidadania; Comunicação Pública; Responsabilidade Social Empresarial


Mobilização com que comunicação? Estabelecendo relações entre práticas comunicacionais e processos de construção cidadã [Artigo em PDF]

Kátia Santos de Morais
(UFBA)

Resumo : Este texto discute as relações entre comunicação e processos de mobilização social a partir da noção de cidadania. Ao compreender a mobilização social enquanto resultado da participação da sociedade civil, e, portanto, como processo de compartilhamento de visões e discursos, entende-se como caminho intrínseco à sua realização a comunicação. Sendo assim, uma comunicação que pretenda contribuir com processos desta natureza deve assumir um caráter coletivo, concretizando-se por meio de uma comunicação pública segundo a perspectiva cidadã. Do ponto de vista da comunicação organizacional comunitária, isso implica, já num primeiro momento, alterar a visão tradicional de públicos e pensar todos os envolvidos como agentes diretos e responsáveis pela comunicação que produzem, capturam e disseminam. A análise teórica se baseia em observações preliminares decorrentes de pesquisa de mestrado em andamento.


Palavras-chave: Cidadania; Comunicação Pública; Mobilização Social; Participação.



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