Livros do Congresso
A Abrapcorp possui uma publicação que tem como objetivo socializar o conhecimento produzido nos congressos anuais, instigando o desenvolvimento de pesquisas.
São obras ligadas à temática selecionada para os congressos da entidade, trazendo idéias de autores nacionais e internacionais, que podem orientar pesquisadores e inspirar os iniciantes em novos estudos e investigações.
Os livros dos seis primeiros congressos da Associação foram impressos e, a partir de 2013, as publicações passaram ao formato digital, democratizando o acesso ao conteúdo.
É possível adquirir as obras impressas entrando em contato com a secretaria da associação pelo e-mail secretaria@abrapcorp.org.br ou telefone (11) 3091-2949. Já os e-books esão disponíveis gratuitamente no site da Abrapcorp.

Edições da Publicação

No. 9 Comunicação, Governança e Organizações (Série Rede Abrapcorp - 2015)

O IX Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e Relações Públicas da Abrapcorp teve como tema “Comunicação, Governança e Organizações " devido à sua evidente ebulição na atualidade proporcionando a reflexão dos pesquisadores, alunos e profissionais a partir do eixo ética e transparência na comunicação. O evento teve como sede a PUC-Campinas e Metrocamp, na cidade de Campinas.

Acesse o PDF e EPUB clicando aqui.


No. 8 Comunicação, Interculturalidade e Organizações: Faces e dimensões da contemporaneidade (Série Rede Abrapcorp - 2015)

Oriundo do VIII Congresso Abrapcorp, que aconteceu em 2014 na cidade de Londrina, "Comunicação, Interculturalidade e Organizações: Faces e dimensões da contemporaneidade" pode ser acessado em: http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/Ebooks/Pdf/978-85-397-0684-6.pdf.


No. 7 A Pesquisa em Comunicação Organizacional e em Relações Públicas (Série Rede Abrapcorp - 2014)

Organizado pelas profas. Dras. Cláudia Peixoto de Moura e Maria Aparecida Ferrari, "A Pesquisa em Comunicação Organizacional e em Relações Públicas" é a obra desenvolvida a partir do VII Congresso Abrapcorp, que aconteceu em 2013 na cidade de Brasília. Disponível em: http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/series/abrapcorp/, o livro é o primeiro em formato digital, característico da Série Rede Abrapcorp.


No.6 Comunicação, discurso e organizações (Série Pensamento e Prática - 2013)

 

As organizações são vistas como construções discursivas, uma vez que o discurso é a base da existência da vida organizacional. Constituídas pelos tensionamentos das diversas falas e tendo a ideia de relação como fundante para suas ocorrências, as organizações atualizam discursos como atividades inscritas em contextos específicos, sob determinadas condições de produção.

'Comunicação, discurso, organizações' vem atender a necessidade de ampliar o conhecimento da área sobre as teorias do discurso e sua importância para os estudos de comunicação e relacionamento organizacional, bem como para fomentar reflexões e o desenvolvimento de novas pesquisas.


Parte 1 – Discurso e sentidos nas organizações
Parte 2 – Organizações, linguagem e construções discursivas


No.5 – Redes Sociais, Comunicação, Organizações (Série Pensamento e Prática - 2012)

Sumário

Capítulo 1 – A ecologia das comunidades organizacionais: sítios de redes sociais- 1996-2011
Capítulo 2 – Remixagens cotidianas: o valor das pessoas comuns nas redes sociais
Capítulo 3 – Mediações espaciais da sociabilidade on -line
Capítulo 4- A comunicação na era das redes sociais: aproximações teóricas
Capítulo 5- Economia do conhecimento, neoliberalismo e colaboração em rede
Capitulo 6- Conectando o conhecimento compartilhado por redes sociais organizacionais
Capítulo 7- Auréola digital: a crise dos pontos de vista centrais e o fim do direito exclusivo da edição das informações
Capítulo 8 – Organizações comunicadas e ethos discursivo: imagens de si ofertadas em sites institucionais
Capítulo 9- A perspectiva relacional das redes sociais no contexto da comunicação organizacional
Capítulo 10- A atuação das organizações nas mídias sociais e sua relação com a comunicação organizacional
Capítulo 11- Opinião pública e mídias sociais: deliberação nas novas redes de comunicação e interação
Capítulo 12- As implicações das mídias sociais na comunicação organizacional
Capítulo 13 – Midiatização empresarial: visibilidade versus controle nas redes sociais na internet
Capítulo 14- Redes sociais e o desafio das organizações: um olhar nos twitters da Natura, da Vivo e do Submarino
Capítulo 15- Análise de redes sociais como metodologia para a comunicação no contexto das organizações


No.4 – Comunicação Pública, Sociedade e Cidadania (Série Pensamento e Prática - 2011)

Sumário

Capítulo 1 – A dinâmica evolutiva da comunicação pública
Capítulo 2 – A comunicação Pública na perspectiva da teoria do reconhecimento
Capitulo 3 – Advocacy: Uma estratégia de comunicação pública
Capítulo 4 – Comunicação Pública 360 graus e garantia de direitos
Capitulo 5 – Estratégias da Comunicação de Estado e a disputa por visibilidade e opinião
Capítulo 6 – Sobre a emergência do(s) conceito(s) de Comunicação pública.
Capítulo 7 – Opinião pública, comunicação e regulação do mercado
Capítulo 8 – Comunicação estratégica: somos seres que se em-red(am)
Capítulo 9 – Comunicação, política e democracia: novas configurações em um espaço público midiatizado
Capítulo 10 – Tevê pública digital: análise da política pública para um espaço midiático interativo, participativo e democrático
Capítulo 11 – Mídia e terceiros setor: tensões e negociações no agendamento de pautas sociais
Capítulo 12 – Comunicação pública: os diferentes sentidos do interesse público entre o estado, o mercado e a sociedade
Capítulo13 – As sondagens de opinião como mecanismo de participação da sociedade
Capítulo 14 – Em busca do interesse público: tensões entre argumentação e a barganha
Capítulo 15 – O que as organizações privadas fazem pelo social é de interesse público


No.3 – Comunicação como Fator de Humanização das Organizações (Série Pensamento e Prática - 2010)

Sumário

Capitulo 1 – Reflexões críticas sobre comunicação e humanização nas organizações
Capitulo 2 – A dimensão humana da comunicação organizacional
Capitulo 3 – Organizações como complexus de diálogos, subjetividades e significação
Capitulo 4 – Um olhar comunicacional sobre a autonomia e a interdependência nas relações de trabalho
Capitulo 5 – Relações de comunicação no mundo do trabalho e a comunicação das organizações
Capitulo 6 – Comunicação e ambiente social nas organizações
Capitulo 7 – Gestão da comunicação em função da diversidade nas organizações
Capitulo 8 – Comunicação como expressão da humanização nas organizações da contemporaneidade
Capitulo 9 – Comunicação e humanização das organizações na interlocução entre academia e mercado
Capitulo 10 – O treinamento das organizações para as contingências em um novo contexto da comunicação corporativa
Capitulo 11 – A comunicação como agente de transformação do ambiente empresarial
Capitulo 12 – Desafios do desenvolvimento humano na gestão das organizações públicas
Capitulo 13 – Comunicação interna e qualidade de vida em um contexto de insegurança organizacional
Capitulo 14 – Interações comunicacionais no processo de trabalho de call centers


No.2 – A Comunicação na Gestão da Sustentabilidade das Organizações (Série Pensamento e Prática - 2009)

Sumário

Capítulo 1 – Comunicação e sustentabilidade na construção de uma nova visão de mundo
Capítulo 2 – A comunicação (re)tecendo a cultura da sustentabilidade em sociedades complexas
Capítulo 3 – A comunicação para a sustentabilidade das organizações na sociedade global
Capítulo 4 – A ascensão dos modelos de governança de stakeholders e o consequente redesenho da comunicação
Capítulo 5 – A incerteza dos gestores da comunicação de risco diante das inovações na indústria
Capítulo 6 – A ação comunicativa na sustentabilidade organizacional
Capítulo 7 – Comunicação interna e sustentabilidade das organizações
Capítulo 8 – Comunicação e marketing no contexto da sustentabilidade dos negócios
Capítulo 9 – Ética na interculturalidade como vetor de comunicação para a sustentabilidade das organizações
Capítulo 10 – A falácia lógica e metodológica do conceito de centralidade da organização
Capítulo 11 – Responsabilidade social, sustentabilidade e governança corporativa em um contexto ético
Capítulo 12 – Discursos e práticas de sustentabilidade corporativa
Capítulo 13 – É sustentável o atual modelo de comunicação sobre sustentabilidade?
Capítulo 14 – Um olhar empresarial sobre a comunicação da sustentabilidade
Capítulo 15 – Desafios comunicacionais para a atuação sustentável das organizações
Capítulo 16 – Sustentabilidade como natureza de uma organização


No.1 Relações Públicas e Comunicação Organizacional: campos acadêmicos e aplicados de múltiplas perspectivas (Série Pensamento e Prática - 2009)

Sumário

Capítulo 1 – Comunicación organizacional y relaciones públicas.
Capítulo 2 – Metáforas da comunicação organizacional e o papel das relações públicas.
Capítulo 3 – Perspectivas do “Excellence study” para a comunicação nas organizações
Capítulo 4 – Subsistemas organizacionais e comunicação
Capítulo 5 – Os campos acadêmicos da comunicação organizacional e de relações públicas no Brasil
Capítulo 6 – A construção de uma indentidade disciplinar e de um corpus teórico para os estudos de comunicação organizacional e relações públicas no brasil
Capítulo 7 – Uma panorama das relações públicas no contexto europeu
Capítulo 8 – Comunicação e transdisciplinaridade na era da complexidade
Capítulo 9 – Análise da bibliografia e do espaço digital na pesquisa em relações públicas
Capítulo 10 – Comunicação e gestão da informação: uso de interfaces visuais dinâmicas em portais web
Capítulo 11 – Articulação de teoria e prática na pesquisa em comunicação organizacional: o Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Umesp
Capítulo 12 – Comunicação organizacional e relações públicas no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da ECA-USP
Capítulo 13 – Comunicação das organizações nos estudos do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Famecos/PUC-RS
Capítulo 14 – Relações públicas e comunicação organizacional no Núcleo de Pesquisa da Intercom
Capítulo 15 – A comunicação e o desenvolvimento organizacional
Capítulo 16 – Reflexividade e interação entre academia e mercado profissional
Capítulo 17 – A interlocução com a área acadêmica na comunicação da Vale.



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Sobre a Abrapcorp
A Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e Relações Públicas foi fundada em 13 de maio de 2006, com o objetivo geral de estimular o fomento, a realização e a divulgação de estudos avançados dessas áreas no campo das Ciências da Comunicação.
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