Organicom - Revista Brasileira de Comunicação Organizacional e Relações Públicas

A Organicom – Revista Brasileira de Comunicação Organizacional e Relações Públicas, foi lançada no segundo semestre de 2004 e figura na lista dos periódicos científicos da CAPES, classificada como B1 na área de Ciências Sociais Aplicadas.

A revista está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da ECA-USP e ao curso de Especialização (lato sensu) de Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas – GESTCORP, do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo da ECA-USP e é apoiada pela Abrapcorp - Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e Relações Públicas.

Atualmente, o editor da Revista Organicom é o prof. Dr. Luiz Alberto de Farias.

O nome

A palavra grega “organicom” tem a conotação de “melodioso, harmonioso”, expressando a função primeira da publicação: de funcionar como um canal de integração entre a academia e o mercado, colaborando para eliminar desencontros tanto de linguagem quanto de conceitos.

O termo também pode ser associado ao adjetivo português “orgânico”, que remete ao mesmo sentimento, o de algo que trabalha com complexidade orgânica, assimilando informações de diversas partes de um conjunto para a consecução de um objetivo único, como um organismo vivo.

Além disso, “organicom” remete, foneticamente, ao conceito de Comunicação Organizacional, campo que representa o foco da publicação.

Objetivos

  • Ser um instrumento efetivo de colaboração, debate e integração entre o campo acadêmico e o mercado profissional de Comunicação Social, promovendo a compreensão – por parte dos profissionais das áreas de RP e CO – de que a produção científica do conhecimento surge da observação e de que, como toda forma de conhecimento, pretende compreender a realidade.
  • Dotar os profissionais dos instrumentos necessários para a crescente eficiência da comunicação nas organizações.
  • Promover a interação de pesquisadores e cientistas com as principais questões de aplicação prática e as reais dificuldades enfrentadas no cotidiano organizacional.
  • Difundir a real importância dos estudos e de sua aplicação para que as atividades de comunicação sejam reconhecidas como áreas estratégicas que colaboram para a consecução dos objetivos institucionais das organizações.
  • Colaborar para o avanço científico e técnico dos estudos de Comunicação, trazendo novos pensamentos e contribuições acadêmicas e aplicadas para as áreas de RP e CO.
  • Promover apoio institucional para investimentos em pesquisa e capacitação, visando uma melhor formação humana.
  • Para detalhes sobre a revista e edições, visite o site oficial da Organicom.

Veja todas as edições da Organicom – Revista Brasileira de Comunicação Organizacional e Relações Públicas



voltar

 
Sobre a Abrapcorp
A Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e Relações Públicas foi fundada em 13 de maio de 2006, com o objetivo geral de estimular o fomento, a realização e a divulgação de estudos avançados dessas áreas no campo das Ciências da Comunicação.
Cadastre-se
A Associação já é referência em seu campo de atuação, e tem apoiado vários eventos na área acadêmica, com vantagens e descontos para associados.
Contato
Av. Prof Lucio Martins Rodrigues, 443
Bloco 22 - Sala 30 - CEP 05508-900
Cidade Universitária - São Paulo/SP
Telefone +55 11 3091 2949
secretaria@abrapcorp.org.br
Área Restrita
Associados e inscritos nos cursos e congressos da Abrapcorp podem verificar informações restritas através da área de login abaixo.
CPF:
Senha: